Search our Site

  • 1 Infantaria Foto
  • A organização e a tipologia das unidades de morteiros do exército britânico foi também assumida pelo CEP em 1917. Inicialmente esteve previsto equipar o CEP com morteiros ligeiros de 51 mm e médios de 75 mm, mas a orgânica e os sistemas de armas que equiparam as nossas forças foram:
    - Seis (6) baterias de Morteiros Ligeiros (Stokes) 75 mm, cada uma orgânica de cada Brigada de Infantaria;
    - Seis (6) baterias de Morteiros Médios Newton (152 mm), para o apoio a cada Brigada (sob o comando da Artilharia Divisionária).
    - Duas (2) baterias de Morteiros Pesados Newton (240 mm) sob o comando da Artilharia Divisionária.

  • 1 Infantaria Foto
  • Os Morteiros faziam missões de flagelação e ocupavam posições entre as Linha A e Linha B. Como as suas missões de tiro eram facilmente referenciadas pelo inimigo, as suas guarnições tinham que se abrigar em abrigos, após as suas missões. Numa operação defensiva, os morteiros faziam fogos de barragem sobre as trincheiras de comunicação para deter os contra-ataques inimigos e o avanço de reforços para as primeiras linhas inimigas. No caso do inimigo entrar nas nossas linhas, os morteiros deveriam fazer fogo sobre intenso sobre essas mesmas posições.

  • 1 Infantaria Foto
  • Cada Brigada de Infantaria tinha uma bateria de Morteiros Ligeiros com 8 bocas de fogo e contava ainda com o apoio de uma baterias de Morteiros Médios com 4 morteiros. Cada Divisão contava com uma bateria de Morteiros Pesados com 3 ou 4 morteiros.


 LigeiroMédioPesado
  Stokes Newton Flying Pig
Calibre 75 mm 152,4 mm 240mm
Guarnição 2 Militares 6 Militares 7 Militares
Peso Da Granada 5kg 24kg 69kg
Alcance 500 - 700m 900 a 1298m 600 a 2190m
logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.